O que tenho a dizer sobre 13 Reasons Why?

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Olá pessoas, tudo bem?

Sabe aquela série que está todo mundo comentando? Sim, eu também assisti. Não tão rápido como as pessoas (levei 1 semana) mas terminei. Admito que esta é uma resenha bem difícil de escrever, afinal, eu nunca sofri bullying, então é difícil compreender os sentimentos reais de quem passa por isso.

Eu li o livro também, mas como faz muito tempo, só lembrava do principal. Não vou entrar em detalhes da história porque todo mundo já deve saber do que se trata, então vou apenas opinar.



A história, nada mais é, que o Clay ouvindo as fitas em que a Hannah conta os 13 porquês de ter ser suicidado. No livro, o Clay ouve beeem mais rápido, mas na série é um episódio pra cada fita. Esse foi um ponto negativo pra mim, creio que algumas fitas não precisavam, necessariamente, de um episódio completo. 

Ainda assim, gostei de como fizeram a divisão dos episódios, assim como gostei do presente (Clay com um corte na testa) e passado (Clay normal). Gostei da atuação de todos e as cenas foram muito bem construídas, tanto que algumas foram bem difíceis de assistir.


O personagem que mais me irritou foi o Clay. Porquê? Além de ser lento, não gostei da forma que ele tratava os pais. Sei que eles não eram tão legais, mas ele poderia ter tido um pouco mais de respeito e cuidado, certo? E não gostei quando ele quis fazer justiça com as próprias mãos. Sei que o Tyler merecia e que o Clay tava sobrecarregado, mas ainda assim, não concordo.

Vigança? Está aí um detalhe que tem causado bastante discussão. A Hannah teve essa atitude porque precisava desabafar, contar o que estava sentindo ou foi uma vingança? Não vamos discutir e nem fazer uma análise sobre isso, afinal, ninguém sabe o que se passa dentro do outro.

E os 13 porquês (as pessoas)? Gente, não há o que falar. Aquelas pessoas não sabem o que é sentir culpa na vida, né? Depois de tudo que fizeram, ainda queriam esconder a verdade, mentir uns para os outros. Por favor, né? E sabe o que é pior? O mundo está cheio de pessoas assim.



A Hannah, pra mim, é alguém difícil de explicar. Eu não sei o que se passava com ela, ou com as pessoas que passam por algo semelhante, mas pra mim, desistir da vida não é uma opção. Acredito que a vida é muito mais do que vemos, é um bem raro, que existe um propósito de Deus pra cada um de nós, não é algo que eu consiga pensar em desistir.


Acho que não tenho muito mais o que falar da série. Ela veio pra nos mostrar como certas atitudes (as vezes, pequenas), podem causar danos inimagináveis na vida de alguém. Também veio mostrar que ainda existem pessoas que não levam o bullying a sério.

Essa série me fez questionar quem sou e o que faço. Espero que as pessoas tenham aprendido algo. Eu aprendi e digo a vocês: Não sejam a Hannah, não sejam um dos porquês, sei que somos muito mais do que isso.

Beijos e bom feriado!

55 comentários

  1. Boa tarde! Tudo bem com vc?
    Ainda não assisti essa série, mas pretendo ver em breve.
    Passando pra retribuir sua visita e seu comentário no meu blog.
    Volte sempre!
    Blog: EspinhaPunk!

    ResponderExcluir
  2. Gente, preciso dizer que eu amei demais essa série eu sofri junto com a Hannah :(

    Atrás do Rímel/@prymartine/Fanpage

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série, aparenta ser maravilhosa.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tô igual ao Clay, demorando muito pra terminar a série, no caso dele pra ouvir as fitas hahaha. Adorei a postagem, não li algumas coisas com medo de spoiler rs

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter!
      A série é boa, mas assistir rápido parece que cansa né?
      Espero que esteja gostando.
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Esther, tudo bem?

    Fui uma dessas pessoas que assistiu a série em 3 dias, no máximo. Ao contrário de você sofri bullting minha vida inteira e não foi pouco, então consegui captar bem as reações da Hannah e os motivos que a levaram a cometer um ato extremo em sua vida. Concordo que vingança não é o melhor caminho, mas o Clay queria fazr algo para mostrar o quanto aquelas pessoas que destruíram a vida da Hannah, também destruíram uma parte dele. Não sei se concordo com você na parte do Clay ser o extremo com seus pais, para mim é muito claro que eles não possuiam uma boa relação dentro de casa, mas a mãe dele estava sempre tentando mudar isto, devido as crises de ansiedade do Clay! Gostei dos seus pontos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!
      Gostei de saber os seus pontos também. Mas acho que deve-se pensar que há vários tipos de pessoas assistindo, pessoas que podem ver isso como o certo. Imagina se todos decidirem se vingar? Tanto que na série fica no ar uma coisa terrível que o Tyler pode fazer.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oh gentew foi chuva de comentários sobre essa série em tudo quando foi lugar, eu confesso que não me sinto preparada ainda para descobri os 13 por ques, mas quem sabe no futuro, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Concordo com você! É preciso está bem preparada para assistir.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Ester^^
    Acho que é a primeira vez que comento aqui, mas já leio seu blog há um tempo. Tudo bem contigo, flor?
    Eu também li o livro mtu tempo atrás (4 anos, se não me engano) e como eu estava passando por algumas coisas complicadas, a ideia do suicídio como vingança me atraiu de certo modo, mas ainda bem foi apenas uma ideia passageira e eu acabei encontrando ajuda.
    A série eu não assisti ainda, contudo ela está sendo tão comentada que já sei de algumas divergências entre ela e a série e uma que me chamou a atenção foi a maneira que a Hannah morreu: no livro apenas fala que foi comprimidos e fim da história, mas na série eles mostram passo por passo, quase um "tutorial" e isso é um tanto perigoso-q
    Como você comentou, não curti tbm essa história de fazer justiça com as próprias mãos, é algo um tanto complicado e pode passar a ideia errada.
    Mas por outro lado, eu acredito que essa é uma história que merecia ser contada. Ela atingiu uma repercussão grande e estou vendo alguns amigos e conhecidos refletindo sobre a importância da empatia e (aparentemente) as chamadas por ajuda contra o suicídio aumentaram em centros médicos ^^
    Enfim, adorei o post, ficou bem sucinto e claro <3
    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, tudo bem?
      Amei o seu comentário! Concordo em tudo com você!
      Fiquei bem espantada quando mudaram a forma que ela morreu, fiquei tipo "Será que eu estou doida?". Ainda assim, tudo bem, mas não gostei da cena ter sido reproduzida.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Esther!
    Ainda não li o livro nem vi a série, mas já adicionei ela à minha lista do Netflix.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. todo mundo falando sobre essa série!
    parece ser muito boa mesmo!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Olá Anne!
      Sei como é, mas aproveita os feriados desse mês.
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu também estou assistindo (devagar), a série prende a atenção e te deixa muito ansiosa para saber o que vai acontecer, quem será o próximo da lista. Adorei o post, concordo com você, as pessoas tem que refletir sobre o que fazem e com certeza aprender algo com o que vemos na série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia!
      Sim, eu também ficava com vontade de assistir tudo de uma vez, mas de pouco em pouco, acho que absorvemos melhor.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Esther!
    Já faz tempo que escuto falar e ler resenhas sobre o livro e agora com a série estou me dando tempo para ver com calma.Sei que vai trazer muitas emoções e e um tema muito reflexivo.
    Uma boa páscoa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irene!
      Sim! Acho super válido. Espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi, Esther!
    Eu acho que as pessoas razões da Hannah ter se matado sente mais vergonha por ter influenciado na decisão dela do que culpa.
    Menina, eu nunca tinha reparado essa de diferenciar o Clay do presente com o do passado. Eu não me confundia porque a fotografia das cenas eram bem diferentes.
    Beijos
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Sim, concordo com você! Eu também percebi que as cores mudavam e tal, mas foquei no Clay mesmo... hahaha.
      Beijos!

      Excluir
  14. Eu tô na metade da série, tô gostando, ela trata de um tema (temas, na verdade) muito relevantes e importantes, mas a série em si ainda não me pegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Alguns episódios são cansativos, espero que consiga continuar. :)

      Excluir
  15. Estou indo para o 11° episódio e também farei uma crítica no meu blog. Analisando por mais a série, estou achando bem bacana e concordo contigo na atitude de Clay, mas achei necessário algumas coisas como a vingança da foto e do carro. Claro que não vai mudar as pessoas, mas acho muito necessário esse alívio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jalysson!
      Muito legal saber o seu ponto de vista. E sim, eu entendo o que você quis dizer, só acho que vingança sempre traz mais vingança.

      Excluir
  16. Oi, Esther. Acho que cada um aqui tem um pensamento e uma experiência com a série, afinal, todos nos reagimos de um jeito. Não sei bem te dizer se eu vou me compadecer da Hannah ou detestar ela, sei lá, ainda não vi a série, mas pretendo em breve e quem sabe não compartilhamos da mesma opinião?
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã, tudo bem?
      Sim, tenho visto muitas resenhas diferentes! Estou curiosa para saber a sua opinião. :)
      Beijos!

      Excluir
  17. Essa série ta dando o que falar heinnnnnn hahahha Eu também li o livro há um tempinho, não me lembro de muitos detalhes mas sei que fiquei impactada. Eu confesso que não me interessei em assistir a serie, mas acredito que esse assunto deve ser discutido! Beijos

    somehowme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura!
      Quem sabe mais pra frente né? Achei a série muito boa.
      Beijos!

      Excluir
  18. Olá ^^

    Comecei faz 1 semana a ver a série, provável que eu leve mais uma ou duas semanas para ver rsrsrs eu me distraio com outras coisas muito fácil.

    Até agora estou assistindo por curiosidade mesmo (mas não quero spoilers haha) O Clay me irrita, sério, muito lerdo e demora demais pra ouvir tudo aaaaah eu fico entediada às vezes.
    Também acho que o bulliyng afeta quem sofre de várias formas, cada um tem sentimentos diferentes, posso dizer que no fundamental eu até sofria com isso. Mas estou bem agora, não afetou a ponto de querer tirar a própria vida.

    Sobre a Hannah, não sei o que dizer, acho que ela poderia ter lidado melhor com a situação, mesmo que digam "ah, mas você não passou por isso"...

    O livro não li ainda...

    Estou achando a série "ok"

    Beijos

    https://cantaremverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelyn, tudo bem?
      Temos opiniões bem semelhantes, rs. Espero que consiga terminar!
      E fico feliz em saber que você passou por certas coisas, mas que agora está bem. :)
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Esther,
    Estou assistindo a série e estou achando muito interessante, mesmo não podendo opinar sobre o livro porque ainda não li.
    Ela nos faz refletir bastante, deixa uma mensagem bem forte.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Sim! As cenas também são fortíssimas. Espero que goste!
      Beijos!

      Excluir
  20. Tô louca pra ver essa série,pelo que percebi é o assunto do momento neh rsrs

    ResponderExcluir
  21. Ainda tô assistindo 13 reasons, mas tô nas vias de desistir. Tô no 4º episódio e até agora não me prendeu, não me instigou tanto, só me mostrou um monte de clichês e poucas ligações entre os acontecimentos. Além de 20 minutos ou mais de enrolação em cada episódio. Os temas são importantes e a trilha sonora eu considero impecável, mas o roteiro deixa MUITO a desejar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Falkner!
      Concordo com você, alguns momentos são pura enrolação.
      Mas não desiste não, você ainda pode gostar. :)

      Excluir
  22. Eu já sofri bullying na escola e não gostei dessa série. Acabei de assistir ontem a noite e achei muito "fantasiado", meio que dá uma visão de que essa é a solução para o problema... Já ouvi opiniões diferentes, mas eu não gostei!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale, tudo bem?
      Sim, também não gostei dessa parte. Não vejo suicídio como opção, mas também acho que a série pode ajudar as pessoas, de alguma forma.
      Beijos!

      Excluir
  23. Vi essa série e gostei muito!
    Bullying realmente é algo muito sério e é um assunto que deve ser debatido.
    Beijos,
    http://juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julie!
      Sim! Espero que as pessoas tenham aprendido né?
      Beijos!

      Excluir
  24. Eu assisti essa série e sei lá tenho muitas reflexões sobre isso,rs.
    Por ex, o Clay não é um menino lento, na verdade, ele apenas está assustado como as pessoas podem ser tão ruins.Eu mesma fiquei assim por um tempão pensando: - Meu deus, as pessoas são realmente assim?
    Também nunca sofri bullying, mas já vi pessoas próximas passando por isso e é horrível ver como as pessoas que a amam agem.Porque, nós meio que ficamos sem reação e sem saber o que fazer.Ele estava perdido e confuso.
    E acredito que os episodios tenham sido assim porque cada um trata de um tema diferente né? e isso é importante :)
    gostei da sua reflexão ;)
    beeijao
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, tudo bem?
      Gostei de saber da sua opinião. Eu sei que o Clay estava sobrecarregado e tal, mas sinceramente, não gostei de como ele reagiu. Mas também sei que cada um lida com a dor de um jeito.
      Beijos!

      Excluir
  25. Eu sofri muito bullying e não foi fácil, sofri inclusive muito machismo por não me adaptar ao que a sociedade queria que eu fosse e não foi fácil. Acho que a série falhou com a mensagem, porque sei que todo mundo vai parar de pensar nisso em alguns dias. Acho que devemos tomar cuidado com os olhares, com o que falamos e também com nossos julgamentos que são péssimos. Enfim, eu me vi na Hannah e isso é muito doloroso.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bem?
      Sinto muito que você tenha passado por isso.
      Realmente não temos como prever até quando as pessoas vão comentar e lembrar, mas vamos torcer para que todos tenham aprendido algo.
      Beijos!

      Excluir
  26. Olá Esther!!!
    Eu estou assistindo essa série com bastante calma! Primeiro porque estou gostando, mas ainda não estou achando isso tudo que tenho ouvido falar... segundo porque o Clay também me irrita bastante. Mas algo que me agrada bastante é ir descobrindo aos poucos como pequenas atitudes criam algo imenso no final, capaz de destruir a vida de alguém. Acho que a série faz muito sucesso porque deve ser realdade na vida de muitas pessoas! Adorei sua opinião, beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Infelizmente, muitas pessoas passam por isso. Tomara que a série esteja ajudando né? Então, se prepare porque o final é duro e triste demais.
      Beijos!

      Excluir
  27. Olá Isa!
    Espero que tenha gostado da indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Karina!
    Espero que tenha gostado da indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Eu quero começar essa série ainda essa semana, mas vou ver de dia e intercalando com outra série. Motivo? Já tive depressão e sei que essa série pode ser um gatilho pra algo complicado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir