Indicação de série: Elementar (Elementary)

Elementary trata-se de uma adaptação de Robert Doherty para a obra de Arthur Conan Doyle, que traz os personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson para o tempo presente vivendo em Nova Iorque. Na série, Watson foi transformado em mulher, interpretada por Lucy Liu. Sherlock (Jonny Lee Miller) é um ex-consultor da Scotland Yard que chega em Nova Iorque após passar um período em um centro de reabilitação.Forçado por seu abastado pai a dividir seu apartamento com a Dra. Joan Watson, uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos quando um de seus pacientes morreu, ele precisa se manter sóbrio e longe das drogas.Assim, Watson passa a acompanhá-lo em seu trabalho como consultor da polícia de Nova Iorque. O contato de Sherlock no departamento é o Capitão Thomas Gregson (Aidan Quinn), que o conheceu em Londres.

Olá pessoas, tudo bem?

Faz tempo que eu não escrevo sobre séries, certo? Isso tem uma razão. Quando gosto muito de uma serie, foco apenas nela e esse é o caso de Elementar. Comecei a assistir aleatoriamente e já estou na quarta temporada. Não pretendo fazer um resumo de nenhuma temporada específica, apenas contar um pouco da história e dos aspectos que mais me chamam atenção.

Antes de tudo, quem é Sherlock? É um personagem do autor Arthur Conan Doyle. Não conheço os livros (drama-policial), mas pretendo lê-los no futuro. Também há uma outra série intitulada "Sherlock" , mas pelo que sei, apesar do mesmo personagem, as histórias são bem diferentes.


Em Elementar, Sherlock é um consultor (detetive) que passou por um momento complicado. Após a sua reabilitação, seu pai decide que alguém precisa monitorá-lo para que ele não ceda ao vicio novamente. Então, nesse momento, entra em cena a Joan como sua acompanhante de sobriedade. Uma ex cirurgiã que mudou drasticamente de profissão por causa de alguns erros do passado. Nenhum dos dois imaginava que a partir disso surgiria uma parceria.

Os dois personagens escondem muitos segredos que são revelados ao decorrer da trama. Além disso, trabalham na polícia de Nova York em que, junto com o capitão Gregson e o detetive Bell, buscam investigar e solucionar vários crimes. Será que com 4 temporadas, já posso me tornar detetive? 


Eu gosto muito de séries que foquem em ter um caso por cada episódio e que tenham personagens marcantes. O Sherlock é um personagem totalmente diferente, único, inteligente mas muito complicado. E tudo isso, não sei como, faz dele um personagem muito divertido.

A Joan é totalmente o oposto e, em todo tempo procura ajudá-lo, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. E sei que isso não tem muito a ver, mas não posso deixar de comentar o figurino da personagem, ela arrasa.


A série está disponível na Netflix, cada temporada tem por volta de 22 episódios e cada um tem uma duração de 45 minutos. Alguns casos são mais interessantes que outros, mas ainda assim, terminei as três primeiras temporadas em tempo recorde e a quarta anda seguindo pelo mesmo caminho. Sei que 5 temporadas não é pouco e pode até desanimar no começo, mas digo e repito, valerá a pena.


Beijos!

14 comentários

  1. Ótima indicação, essa série está na minha lista há tempos, só estou esperando essa fase de vestibular passar pra eu começar novas séries. Mas seu resumo da série me deixou mais curiosa ainda :D
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii esther

    Ah eu amo Elementary, os dois são perfeitos em seus papéis e os personagens secundários são super interessantes também, todo mundo agrega muito à série. Uma das melhores que tem na TV

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, como vai?
    Confesso que ainda nao conhecia a serie citada e a qual você indicou, mas gostei do pouco que li, bem como dos personagens, poir isso vou anotar o nome aqui pra ver se assisto . beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse título e fiquei muito curioso por conhecer a série, sou fã incondicional do querido e inteligente Sherlock Holmes rsrs
    Um dos livros que você precisa ler é o que se chama Um Estudo em Vermelho, uma leitura muito agradável e fluida.
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa série e como eles colocam Sherlock e Watson em uma New York atual, mantendo as características principais de cada personagem. Adorei o fato de fazer um "Watson" mulher também. Uma novidade e um desafio aos críticos que não costumam aceitar a troca de sexo ou etnia de personagens. Eu acompanho a série e me divirto muito, principalmente com os diálogos (que geralmente são bem elaborados). Parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a série Elementar, mas pela sua resenha é boa, acho muito interessantes séries de crimes, de detetives. Gostei bastante da sua indicação de série, quem gosta de séries policiais não pode deixar de assistir Elementar, a Netflix sempre tem séries maravilhosas, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa série parece ser ótima, já tinha ouvido falar mas ainda não consegui assistir. Já assisti outra série de Sherlock Holmes, pois gosto muito do gênero.
    Adorei a dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oie ! eu amo essa série, na vdd tudo ligado a Sherlock (seja filmes, livros e series). Eu gostei muito da ideia dessa série, uma outra visão, o Watson é uma mulher, Sherlock é meio doido kk eu não lembro em qual episodio da3º temp. eu parei, mas vou resgatar essa série pq é muito legal. A outra chamada Sherlock ainda não vi tbm, mas tenho interesse. bjs

    ResponderExcluir
  9. Olha, já li vários blogs indicando essa série! Li sua resenha e não é que fiquei interessada? Eu tbm gosto de séries que tem um assunto por episódio, gosto de séries assim, com casos para resolver!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu ponto de vista sobre a série Elementar.Depois de ler sua resenha fiquei curiosa para assistir até mesmo por ser curtinho os episódios e por ter uma história tão intrigante!!!Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá! :)
    Eu conhecia e via era a versão antiga ainda a preto e branco kkkk, mas sempre gostei desse tipo de policiais. O mesmo em livros. Faz anos que não leio nada do género, mas já fui fã (muito!), do estilo! Deve ser por causa da "detective" que existe em mim e da minha antiga profissão! (policia) :D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. ola tudo bem ? Estou meia sem tempo , mais já estou querendo assistir essa adptação de sherlock e dr watson para tempos mais atuais em nova iorque . a meu ponto de vista bem mais interressante . Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Oiee, já conhecia a série mas não a companho, como vc falou tem que ter coragem p enfrentar 5 temporadas rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Então, eu vi o piloto dessa série e não gostei! 😬
    Vou tentar dar mais uma chance mas é tanta série pra ver que eu vou sempre empurrando pra frente.

    ResponderExcluir